O apelo ao boicote dos adeptos nos jogos que o Benfica disputa fora do Estádio da Luz não está a ser correspondido. Pelo contrário, talvez seja preciso a Luís Filipe Vieira fazer um apelo em sentido contrário, para atrair público aos jogos em casa. Os números oficiais da Liga são claros e até brutais para o clube da águia – cerca de 5.500 espectadores a menos nos jogos fora e uns impressionantes quase 92 mil a menos nos jogos na Luz.
A análise não compara os primeiros 13 jogos desta época com os primeiros 13 da época passada, mas os mesmos jogos perante os mesmos adversários, em casa ou fora. Em relação à temporada 2009/10, o Benfica enfrentou dois novos opositores (Beira-Mar e Portimonense), pelo que nos 11 restantes a quebra nos jogos fora da Luz é de 5.543 espectadores, que se explica com a diferença verificada na visita a Guimarães. Os 17.730 espectadores deste ano representam quase 10 mil a menos que na época passada. Na visita ao Dragão, pelo contrário, registou-se uma subida de quase 5 mil bilhetes vendidos a mais pelo FC Porto.
Como o apelo de boicote aos jogos fora da Luz por parte de Vieira aconteceu depois da deslocação a Guimarães, acaba por verificar-se uma subida de 4.115 espectadores em relação à época passada nos dois jogos seguintes: menos 800 nos Barreiros, na visita ao Marítimo, e mais 4.915 no Dragão.
A visita a Aveiro foi um exemplo de que o apelo não foi ouvido. O Beira-Mar vendeu mais de 15 mil bilhetes, isto é, mais de metade do que conseguiu em todos os 15 jogos da época passada na Liga de Honra.
É, no entanto, nos 7 jogos já disputados na Luz que se regista uma brutal perda de 91.764 espectadores. Apenas a visita da Académica registou um aumento de espectadores em relação ao jogo do ano passado (quase 7 mil bilhetes a mais), mas nos restantes seis jogos houve quebras que variaram entre os 4 mil (V. Setúbal) e os mais de 36 mil (Olhanense).
A perda de tantos espectadores também se traduz na quebra de receitas de bilheteira. Com base nos preços mais baixos dos bilhetes para sócios e público em geral, pode concluir-se que o Benfica perdeu, pelo menos, 1,5 milhões de euros nos jogos em casa desta época.
Sem comentários:
Enviar um comentário