quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

David Luiz esteve a dois minutos de ficar no Benfica


David Luiz esteve «a dois minutos de falhar» a ida para o Chelsea, revela a FIFA nesta quinta-feira. Isto porque foi uma transferência no limite do prazo definido pelo organismo e contabilizado até ao derradeiro segundo pelo novo sistema online de controlo de transferências internacionais, o TMS (Transfer Matching System), obrigatório desde 1 de Outubro passado.

As negociações entre Benfica e Chelsea podem ter-se arrastado por dias (isto na fase final), mas em menos de uma hora o processo ficou concluído, explica a FIFA.

«Para um adepto seguidor do mercado de transferências pode parecer que as negociações demoram muito tempo, mas a realidade é que, assim que os dois clubes acordam todos os detalhes, o processo da transferência online no TMS demora entre 20 a 40 minutos», clarifica Mark Goddard, director geral da FIFA TMS.
A transferência de David Luiz foi uma das 2451 concretizadas em Janeiro, um número de contratações recorde, face ao aumento de 104 por cento relativo ao período homólogo do ano anterior, e envolvendo um montante global de cerca de 235 milhões de euros.

Mais de 4000 clubes já utilizam o TMS, com tanto o vendedor como o comprador a terem de coincidir em várias informações distintas para que a transferência seja aprovada. Foi o que não aconteceu com 60 a 70 pedidos de transferências, que estão, neste momento, a ser verificadas pela FIFA. E enquanto decorrer a averiguação, os jogadores envolvidos não podem alinhar pelo novo clube (a FIFA não revelou quais são os clubes/atletas em análise).

O balanço é, contudo, positivo, no entender do organismo. «No pico das transferências houve 115 federações em actividade. Em termos básicos isso significa que mais de metade do planeta estava a usar o nosso sistema e estamos muito satisfeitos por não ter havido problemas operacionais. O nosso serviço de apoio a clientes deu resposta e orientação a 1300 consultas», contou, ainda, Mark Goddard.

fonte: MF

Sem comentários:

Enviar um comentário